Friday, May 13, 2011

A Saga dos Transportes

Em todos os países, os condutores de autocarros e táxis são um grupo social muito interessante de analisar. Sem qualquer tipo de pedantismo, já tive a oportunidade de visitar vários países e frequentar este tipo de serviços com alguma regularidade.

Da minha experiência, aqueles que claramente necessitam de um curso intensivo de "soft skills" são os condutores de autocarros em Malta. São de uma indelicadeza atroz e utilizar este serviço não é muito convidativo, embora os autocarros sejam engraçados numa mistura de autocarros cubanos, mas em pleno continente Europeu.

Vem toda esta introdução a propósito dos condutores de autocarros polacos, porque muito recentemente duas situações opostas ocorreram comigo e com a minha Maria. A primeira de um total desprezo quando nos oferecemos para pagar bilhete. E desprezo porque o condutor acha que os passageiros já deviam ter comprado bilhete com antecedência e não perder o tempo deles com essas minudências. A outra experiência foi de total disponibilidade para ajudar. Obviamente que neste último caso a surpresa foi tal que até desconfiamos.





Contudo, no geral, considero o serviço de transportes públicos na cidade de Cracóvia de qualidade e fáceis de usar. Mas existem sempre umas ruas com nomes estranhos e que te fazem pensar que em vez de ir parar ao centro da cidade, o autocarro te leva aos confins da Rússia, perto de Vladivostok. Daí tentar perguntar ao motorista, nem sempre com os melhores resultados.

No comments:

Post a Comment