Sunday, May 15, 2011

Dia de Derby. Temos Campeão

Hoje foi dia de derby na cidade de Cracóvia: Wisła Kraków – Cracovia Kraków. Como em todos os derbys, as medidas de segurança nas imediações do estádio aumentam, e neste caso, estamos a falar de duas massas de adeptos que se odeiam. Literalmente.

Aconselho vivamente a todos os adeptos de futebol a verem o seguinte vídeo sobre as claques dos dois clubes. De referir que o documentário foi feito por um inglês, e todos sabemos que Inglaterra foi o berço do Hooliganismo. E não é que Cracóvia, cidade culturalmente activa, é também conhecida como a cidade das "Facas Longas".

A equipa Wisła Kraków conseguiu neste encontro os três pontos sagrando-se campeão da Liga Polaca (Orange Ekstraklasa). Tratou-se de um encontro mal jogado. Mas com um campo molhado e jogadores pouco dotados não seria de esperar mais. Embora sejam co-organizadores do próximo Euro2012, o campeonato polaco ainda está a léguas de países como Holanda e Portugal.



A equipa do Wisła treinada por um holandês (Robert Maaskant) tem como seu melhor jogador Patryk Małecki, um jogador que em Portugal poderia representar um Vitória de Guimarães ou um SC Braga. Ou como andam as coisas na nossa Liga, poderia também jogar num Sporting CP, mas não mais, embora seja jovem e com bastante capacidade de progressão.



De referir que na semana passada, o país co-organizador do Euro2012 foi protagonista por uma péssima imagem para o exterior após a final da taça polaca com o encontro entre o Lech Poznań e o Legia Warszawa a terminar em actos de violência entre as claques dos dois clubes e a polícia. Vejam aqui.

2 comments:

  1. Não percebo, só gajos do Norte é que vêm para cá pá ;) Se cá vieres a Varsóvia ou a Lodz algum dia diz algo. Só na minha empresa somos 6 tugas. Não conhecia o teu blogue, podes crer que vou continuar a ler o que por aí escreves. Abraço grande.
    Máximo

    ReplyDelete
  2. Estamos mais habituados ao frio. llooll

    Eu também vou continuar a seguir o teu blog.

    Boa Sorte aqui por terras polacas.

    ReplyDelete