Monday, May 2, 2011

1º Maio

O dia 1 de Maio deste ano teve o condão de juntar duas celebrações especiais para a população polaca. Ao já tradicional Dia do Trabalhador, este ano o 1º de Maio foi também marcado pela beatificação de Karol Wojtyla (João Paulo II), um dos Papas mais reconhecidos no mundo, quer pela sua imagem de grande comunicador, mas também pela imagem de grande sofrimento nos anos finais de vida.



Sem querer entrar em juízos de valor, a verdade é que esta beatificação, foi entendida como o reconhecimento de um homem que representou a Igreja Católica num período tão difícil como foi a Guerra Fria, com uma Europa dividida entre bloco de leste e bloco ocidental, e ainda para mais, ele próprio vindo do bloco laico e socialista. As inúmeras visitas a países de influência católica e não só, o reconhecimento de alguns erros cometidos pela Igreja no passado, fez de Karol Wojtyla, uma das personalidades do final do Séc. XX e início do Séc. XXI.

Em Cracóvia, cidade onde Karol Wojtyla foi Cardeal-Arcebispo, as celebrações fizeram sentir-se com mais intensidade, com ínumeras imagens do Papa em praças, ruas e janelas de casas e lojas, para além de celebrações musicais em pleno Rynek e outros eventos. A verdade é que a cidade estava inundada de turistas, na sua grande maioria polacos que aproveitaram este fim de semana prolongado que terminará na próxima terça-feira com mais um feriado (3 de Maio).

Imagem curiosa, pelo menos em Cracóvia, foi o facto de muitos polacos colocarem ao lado da bandeira polaca, a bandeira do Vaticano, o que significa que pelo menos este ano, as celebrações da beatificação do Papa suplantaram em termos de importância as do Dia do Trabalhador. Segundo rezam as crónicas algumas foram mesmo canceladas.

No comments:

Post a Comment