Sunday, May 8, 2011

Restaurante? Desça por aqui

Se compararmos com os preços em Portugal e noutros países da zona Euro, a verdade é que os preços nos restaurantes na Polónia são bastante convidativos. E Cracóvia, apesar de ser uma das cidades mais visitadas por turistas e por essa razão praticar preços acima da média em território polaco, não foge à regra.

Uma característica contudo é comum em alguns restaurantes perto e em pleno centro da cidade. O facto de muitos se situarem nas caves dos edifícios sem qualquer janela. Várias razões se podem apontar para que isto se passe numa cidade como Cracóvia, mas mais do que as razões, associadas à climatologia da região e utilização de vastos espaços situados nessas partes dos edifícios, interessam as consequências.



Não se pense que esses restaurantes são de qualidade duvidosa. Antes pelo contrário, primam pela qualidade no serviço e pela decoração curiosa.

E quais são essas consequências. A primeira é a ausência da luz do dia. O que em pleno inverno não faz tanta diferença, contudo o choque quando se sai do restaurante em pleno Verão após o almoço é para um português algo estranho. A segunda consequência é que muitos desses restaurantes não têm grande circulação de ar, pelo que se sai do Restaurante com um odor na roupa um pouco enjoativo.

Os bares e algumas discotecas situam-se também nas "partes baixas" dos edifícios. E esta é uma característica comum a vários países do centro e leste da Europa. Até em países extremamente avançados como a Aústria, nomeadamente na sua capital Viena, se encontram bares e restaurantes com ausência de luz natural e localizados na cave dos edifícios.

No comments:

Post a Comment