Monday, June 27, 2011

Estradas e Auto-Estradas

Numa altura em que os meios de comunicação social portugueses referem com bastante frequência o acidente de um actor e cantor conhecido, a notícia do número de mortos em acidentes de viacção no último fim de semana prolongado em território polaco veio a público. Os números são alarmantes com mais de 70 mortos e 650 feridos em 450 acidentes.

Quem conhece as estradas em Portugal e na Polónia sabe que estamos perante dois cenários completamente diferentes. E podemos também falar de estilos de condução completamente distintos. O condutor português apesar de mal visto pelas estatísticas europeias é mais civilizado, respeitando os peões. O polaco tem uma condução mais agressiva, e aqui não falamos de velocidade, mas de estilo de condução. Portugal é também atravessado por redes infindáveis de auto-estradas que nos levam a lugar nenhum. Somos um país em que podemos perfeitamente utilizar uma auto-estrada com um piso moderno e que serve para ligar duas cidades com cerca de 20 mil habitantes. A Polónia é um país que entrou muito recentemente na União Europeia e apenas agora começou a investir na rede viária contando com poucas vias rápidas. Assim sendo o país apenas poderá ser atrevessado por estradas que em Portugal as designariamos de Estradas Nacionais, as famosas EN.





Um condutor português demora a adaptar-se às estradas polacas, embora eu deseje que a Polónia não cometa o mesmo erro de Portugal, ou seja, construir auto-estradas onde exista uma aglomeração de habitantes com mais de 25 pessoas. Não creio que isso aconteça porque as condições atmosféricas duras não premitem uma renovação constante das estradas e em segundo lugar os polacos sabem que a construção de elefantes brancos leva à entrada do FMI. Não é Portugal?

No comments:

Post a Comment